Dia do DF 2022

Publicado em 24 de Dezembro de 2022 às 15:52

A Presidência e Coordenação do Departamento de Física celebraram a 16 de Dezembro o Dia do DF, uma homenagem a todos os seus membros. O evento contou com uma sessão musical. Um pequeno album de fotos seleccionadas encontra-se aqui.

A sessão teve lugar na Academia de Ciências de Lisboa, na fabulosa biblioteca e começou com uma mensagem de acolhimento do Presidente do DF, o Professor Vitor Cardoso. O Presidente do DF fez questão de sublinhar o papel fundamental de todos os membros do Departamento na qualidade e reputação única que têm no país, e que tem conseguido elevar, ano a ano. O Professor Vitor Cardoso agradeceu a presença no encontro dos colegas que recentemente se jubilaram e de outros homenageados e que, a convite do DF, estiveram presentes com as suas famílias. E lembrou quem não pode estar presente, mas que contribui para o Departamento.

O Professor Luís Lemos Alves fez uma sentida homenagem ao Professor João Pedro Bizarro, lendo excertos de textos enviados por colegas. Todo o departamento lembrou, de pé, este colega e amigo que nos deixou de forma inesperada.

O Coordenador de licenciatura, o Professor Ilídio Lopes, salientou a visibilidade do DF a nível nacional, segundo várias métricas, incluindo três dos dez bolseiros do Programa Novos Talentos em Física, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pelo seus serviços excepcionais em prol de toda a Escola, o Coordenador entregou um Diploma de reconhecimento aos delegados de curso (Sofia Justo, Diana Fernandes, Bruna Lima, Inês Moreira e
Rafael Almeida) lembrando a contribuição essencial que estes têm na comunicação entre os alunos e os docentes e na organização do ano escolar.

O Prof. Ilídio Lopes homenageou os alunos que mais sobressaíram no último ano letivo, entregando prémios de mérito aos melhores alunos de Licenciatura (Luís Machado, Gabriel Rouxinol, Gabriel Almeida ) e de Mestrado (Clara Severino, Sérgio Carrôlo, Sebastião Antunes, João Costa).

O Professor Vítor Cardoso tomou de seguida a palavra para homenagear todos os docentes do Departamento, realçando o papel da investigação no Departamento e o impacto no ensino. O Prof. Vitor Cardoso agradeceu a contribuição crucial que o Núcleo de Fisica de estudantes do IST (NFIST) tem na divulgação da Fisica no curso, no IST e na sociedade portuguesa. O presidente do NFIST, Bruno Semião, tomou depois a palavra. O Bruno atribuiu prémios de distinção em nome dos alunos da Licenciatura e Mestrado aos docentes do DF que se distinguiram na docência do curso no último ano lectivo.

O Professor Vitor Cardoso fechou o encontro, relembrando o grande número de professores reconhecidos pela Escola como docentes excelentes, e de como este percurso de sucesso do DF só é possível graças ao trabalho continuado de todos e em particular aos que vieram antes para o DF e que dedicaram a sua carreira à Física. Assim, a cerimónia terminou nas palavras do presidente do DF com "uma homenagem a todos os colegas que trabalharam durante décadas para formar alunos e deixar um legado de investigação e ensino no nosso Departamento. Quando um deles, um de nós, sai, levam com eles também um pouco do melhor de nós, mas fica um pouco do melhor deles. Alguns felizmente estão hoje aqui connosco." Foi assim que se passou a palavra à Professora Ana Branquinho e ao Professor Samuel Eleutério, que nos deram uma visão do que foi a sua carreira e legado no DF.

A cerimónia encerrou com um concerto do Quarteto Cygnus (André Gaio Pereira, Tomás Soares, Sérgio Sousa, Fernando Costa), interpretando J. Haydn, Quarteto em Si bemol Maior, Op.33 Nº4 (c.18').

Celebração DF