Marija Vranic conquista prémio PRACE Ada Lovelace 2022

Publicado em 24 de Fevereiro de 2022 às 13:21

A Dra. Marina Vranic é a galardoada da edição de 2022 do prémio PRACE Ada Lovelace Award, pelo seu impacto sginificativo em High-Performance Computing (HPC) na Europa. A Dra. Vranic é pioneira em técnicas de simulação de plasmas em condições extremas, e está também extremamente dedicada a aumentar a visibilidade das mulheres em Física e em HPC — reduzindo, por exemplo, o desiquílibrio de género de palestrantes convidadas em conferências, e sendo mentora do grupo Women in Physics no Técnico. A Dra. Vranic é investigadora do Grupo de Lasers e Plasmas no IPFN e professora convidada no Departamento de Física.

Lançado em 2016, o prémio PRACE Ada Lovelace Award é atribuído anualmente a mulheres cientistas com contribuições importantes para HPC na Europa e no mundo, e que seja um modelo para mulheres no início de carreira. A galardoada é anunciada na conferência anual PRACE Scientific and Industrial Conference (PRACEdays), e é convidada a participar no painel para um discussão plenária final.


O prémio tem o nome da Condessa Lovelace, uma matemática britânica que viveu no século XIX e que, entre outros, trabalhou com Charles Babbage num percursor dos computadores. Muitos historiadores consideram que Ada Lovelace é autora do primeiro algoritmo de computador.

premios