O Dia do DF

Publicado em 19 de Janeiro de 2022 às 06:06

A Presidência e Coordenação do Departamento de Física celebraram a 17 de Dezembro o Dia do DF, uma homenagem a todos os seus membros com uma sessão musical. Um pequeno album de fotos seleccionadas encontra-se aqui.

A sessão teve lugar no teatro Thalia, e começou com uma mensagem de acolhimento do ministro Manuel Heitor. O Presidente do DF, o Professor Vitor Cardoso, fez questão de sublinhar o papel fundamental de todos os membros do Departamento na qualidade e reputação única que têm no país, e que tem conseguido elevar, ano a ano. O Professor Vitor Cardoso agradeceu a presença no encontro dos colegas que recentemente se jubilaram e de outros homenageados e que a convite do DF estiveram presentes com as suas famílias.


O Coordenador de licenciatura, o Professor Ilídio Lopes, salientou a visibilidade do DF a nível nacional, segundo várias métricas, incluindo 5 dos dez bolseiros do Programa Novos Talentos em Física, da Fundação Calouste Gulbenkian, e a melhor prestação de sempre em Olimpiadas e Astronomia e Ibero-Americanas.


O Prof. Ilídio Lopes homenageou os alunos que mais sobressaíram no último ano letivo, entregando prémios de mérito aos melhores alunos de Licenciatura e de Mestrado.

Finalmente, um Diploma de reconhecimento pelo serviços excepcionais prestados foi entregue aos delegados de curso, lembrado a contribuição essencial que estes têm na comunicação entre os alunos e os docentes e na organização do ano escolar.


O Professor Vítor Cardoso tomou de seguida a palavra para homenagear todos os docentes do Departamento, realçando o papel da investigação no Departamento e o impacto no ensino. O Professor Vitor Cardoso sublinhou alguns dos resultados científicos dos membros do DF mais importantes no último ano, bem como as várias posições de mérito atribuidas a membros do DF.


O Prof. Vitor Cardoso agradeceu a contribuição crucial que o Núcleo de Fisica de estudantes do IST (NFIST) tem na divulgação da Fisica no curso, no IST e na sociedade portuguesa. O presidente do NFIST, Rodrigo Simões, tomou depois a palavra. O Rodrigo atribuiu prémios de distinção em nome dos alunos da Licenciatura e Mestrado aos docentes do DF que se distinguiram na docência do curso no último ano lectivo.


O Professor Vitor Cardoso fechou o encontro, relembrando o grande número de professores reconhecidos pela Escola como docentes excelentes, e de como este percurso de sucesso do DF só é possível graças ao trabalho continuado de todos e em particular aos que vieram antes para o DF e que dedicaram a sua carreira à Física.


A cerimónia encerrou com um concerto para piano a quatro mãos, por um dos duos de pianistas mais conceituados do país, o duo Barrantes e Pinto-Ribeiro.

Dia DF