Prémio Ciência Viva

Publicado em 19 de Novembro de 2022 às 12:17

Pedro Abreu, Professor do Departamento de Física do IST, foi galardoado pela Agência Ciência Viva com o Prémio Ciência Viva Educação 2022, pelo seu trabalho de divulgação da Física, em especial pelas Masterclasses Internacionais em Física de Partículas e palestras em escolas. Pedro Abreu é também responsável pelas "Escolas de Professores no CERN em Língua Portuguesa",  ações de formação para professores de Física/Ciências Físico-Químicas do ensino básico e secundário.


O DF e o IST têm sido instrumentais para o sucesso das Masterclasses, sendo o local que mais participantes atrai no programa internacional realizado na primavera de cada ano (mais de 600 alunos em duas sessões realizadas em sábados consecutivos). Estes programas para alunos e professores, organizados pelo LIP com apoio financeiro da Agência Ciência Viva, têm também contribuído significativamente para o incremento do interesse dos jovens pela Física, revelado no elevado aumento das notas de ingresso na LEFT/MEFT e no preenchimento sistemático de quase todas as vagas oferecidas em 1ª fase por todos os cursos de Física/Engenharia Física no país. 


Este prémio será entregue no Dia Nacional da Ciência e Tecnologia, 24 de novembro, no Auditório José Mariano Gago no Pavilhão do Conhecimento.

premios ciencia viva divulgacao