Frederico Fiúza nomeado ‘fellow’ da Sociedade Americana de Física

Publicado em 23 de Outubro de 2023 às 13:50

Frederico Fiúza, investigador e professor de Física dos Plasmas no DF, foi recentemente nomeado fellow da Sociedade Americana de Física (APS, na sigla inglesa). Este título foi “criado para reconhecer membros que possam ter feito avanços na Física através de investigação e publicações, ou feito contribuições inovadoras na aplicação da Física à ciência e tecnologia”. A nomeação de Frederico Fiúza foi atribuída “pela liderança e contribuição fundamentais à física de plasmas na geração de partículas energéticas a partir de choques sem colisões, reconexão magnética e instabilidades magnetohidrodinâmicas (MHD)”.

Anualmente, a distinção é atribuída a um máximo de 0,5% do número de membros da APS (excluindo estudantes), sendo a nomeação feita pelos pares do candidato e avaliada posteriormente por um painel de peritos da área. Frederico Fiúza diz ser “uma honra e uma grande satisfação ser distinguido pela Sociedade Americana de Física (APS), em particular porque a eleição é feita pelos [seus] pares na área da Física dos Plasmas”. No entender do docente, esse facto demonstra que o impacto das suas contribuições é reconhecido e valorizado a nível internacional, servindo a nomeação para reforçar a sua convicção de que “o trabalho com alunos e colaboradores está [a evoluir] no sentido certo”.

O DF felicita o nosso colega por esta importante distinção.