Engenharia Física Tecnológica

Existem muitos caminhos possíveis para descobrir o mundo à nossa volta, para aprender como funciona o Universo, para satisfazer a nossa curiosidade. Existem leis universais a descobrir, experiências a realizar, instrumentos a criar, mundos a desbravar. A Engenharia Física Tecnológica é um curso de referência em Portugal desde há mais de três décadas. Desde o seu início tem formado físicos, engenheiros, criadores e pensadores para desempenharem um papel activo no mundo. Os nossos alunos têm-se destacado numa multiplicidade de funções em áreas estratégicas da ciência, engenharia, serviços e tecnologia. Os percursos de alguns dos nossos ex-alunos estão ilustrados neste canal do youtube: “Engenharia Física Tecnológica: Histórias de Alumni”.

A qualidade e o prestígio dos cursos do DF traduzem-se numa das mais altas taxas de empregabilidade de cursos superiores em Portugal. Os nossos alunos são proactivos, empreendedores, criadores de oportunidades, investigadores arrojados e pensadores incisivos. Tudo isto é possível graças a uma forte formação científica em Física, Matemática, Computação e Engenharia, aliada a uma rigorosa ética de trabalho, e uma visão abrangente do mundo.

Algumas das mais prestigiadas empresas nacionais e internacionais reconhecem e buscam o talento dos nossos alunos. Para os ajudar a fazer as melhores escolhas para a sua carreira, tanto o Departamento como o Técnico organizam feiras de emprego, onde empresas dos mais variados ramos fazem sessões de divulgação, e se apresentam. Estas e outras informações podem ser encontradas em CareerDiscovery@Técnico. Para um diálogo mais aprofundado, é sempre possível contactar os coordenadores da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Física Tecnológica ou do Programa Doutoral em Física e em Engenharia Física.

Plano curricular

O plano curricular está organizado em três ciclos, descritos abaixo. Com o apoio de tutores e professores, e tirando partido de um conjunto de disciplinas opcionais, é possível desenhar um percurso adaptado aos interesses do aluno. Quaisquer que sejam as escolhas curriculares, a formação será sempre sólida e completa. De forma autónoma e em grupo, os nossos alunos desenvolvem capacidades analíticas, identificam questões relevantes e adquirem as ferramentas necessárias para encontrarem as respostas adequadas. A interacção com engenheiros, cientistas e empresários reforça a formação e a percepção da importância do trabalho em comunidade. Tudo isto tem como objectivo formar cientistas e cidadãos que irão melhorar e transformar a sociedade.

Os três ciclos de estudos são os seguintes:

1º Ciclo - Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica [LEFT], que permite adquirir as competências em Física, Matemática, Informática e Engenharia necessárias para ingressar em qualquer curso de mestrado do IST ou outra instituição nacional ou internacional. Esta licenciatura tem uma forte componente experimental, graças à formação em laboratórios de ensino específicos do curso. Através da realização de experiências de exigência crescente, os alunos adquirem competências em técnicas de aquisição e tratamento de dados, instrumentação, diagnósticos, electrónica, vácuo, óptica, física nuclear, entre muitas outras. No 3.º ano existe a oportunidade de realizar experiências avançadas inseridas em grupos de investigação, lado a lado com docentes e investigadores do Departamento e das unidades de investigação associadas.

2º Ciclo - Mestrado em Engenharia Física Tecnológica [MEFT], onde se desenvolvem a criatividade, persistência e capacidades analíticas, uma preparação fundamental para ingressar no mercado de trabalho (possivelmente numa das muitas empresas internacionais que recruta diretamente no IST) ou para avançar para doutoramento. Este ciclo termina com um projecto de investigação / tese de Mestrado numa das áreas em que o DF é líder: Astrofísica e Gravitação, Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia, Física de Partículas e Física Nuclear ou Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear.

As teses de Mestrado do MEFT podem ser consultadas aqui. Para as teses pré-MEFT21 consultar aqui

3º Ciclo - Doutoramento. O Departamento de Física oferece programas de doutoramento extremamente competitivos a nível internacional. Os nossos doutorados seguem carreiras de sucesso, no mundo científico e empresarial, dentro e fora do país. O Programa Doutoral pode ser realizado na vertente do Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica, com formação especializada num tópico de investigação científica ou de interesse empresarial estratégico, ou na vertente do Programa Doutoral em Física, com uma sólida formação num tópico teórico em investigação de ponta. Neste ciclo, o aluno adquire competências únicas que o preparam para ingressar em institutos de investigação e empresas internacionais.