Física nos cursos do Técnico

Saber Física é conhecer os princípios fundamentais pelos quais o Universo e toda a tecnologia se governam; é também aprender a raciocinar, e aplicar o método científico em investigação e na forma de pensar sobre o mundo e a sociedade. É saber e conseguir prever, e estar preparado para surpresas. A Física faz parte da formação básica no curriculo de todos os cursos do Instituto Superior Técnico, onde se aprendem conceitos e princípios que são fundamentais e estruturantes para a compreensão de fenómenos naturais e para uma formação sólida em engenharia.

É através da Física que o engenheiro percebe como é feita a matéria e como é que ela se move, se deforma ou se fractura. É através dos princípios básicos do electromagnetismo que explicamos o que é a luz, e como é que funciona uma guitarra eléctrica, um rádio, um radar, ou um fogão de indução. É o conhecimento profundo da luz que permite a construção de telescópios capazes de ultrapassar as flutuações atmosféricas para observar o Universo em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A Mecânica Quântica estabelece os princípios da computação quântica ou da criptografia quântica, e como funcionam os nanomateriais, permitindo criar novas estruturas com propriedades únicas. São também os princípios quânticos que nos ajudam a criar microscópios de electrões ou ópticos de super resolução para estudar vírus. Muitos dos desenvolvimentos tecnológicos feitos em Física das Partículas estão agora a ser usados para criar novos instrumentos em medicina com fins terapêuticos ou novas técnicas de diagnóstico. E quem diria que o estudo de buracos negros levaria a um conhecimento mais aprofundado da actividade sísmica terrestre?

Por isso, bem-vindo à Física.

No Técnico é possível a todos os alunos de mestrado (2º ciclo de estudos) aprofundarem os seus conhecimentos em áreas da física, através da inscrição em minors.

Minors (2º Ciclo) com Física:

Física Contemporânea

Ciências e Tecnologias do Espaço

Ciências e Tecnologias Quânticas

Física Médica

Instrumentação Eletrónica e Sistemas de Aquisição de Dados

Nanoengenharia e Microsistemas

Tecnologias Fotónicas

Alem disso, em todas as licenciaturas do Técnico existe uma componente curricular onde as leis da Física são explicadas. Este aspecto é fundamental para se perceber como é que a tecnologia nasce da aplicação destas leis. Nesta lista encontram todas as licenciaturas do Técnico para as quais o DF contribui com a docência de unidades curriculares de física básica. O sucesso destas Unidades é atestado pela frequente distinção de docente excelente pelos alunos de outros cursos.

Engenharia Aerospacial (Electromagnetismo e Óptica, Introdução à Mecânica Quântica, Relatividade)

Engenharia do Ambiente (Mecânica e Ondas, Electromagnetismo e Óptica)

Engenharia Naval e Oceânica (Electromagnetismo e Óptica, Introdução à Mecânica Quântica, Relatividade)

Engenharia Biológica (Física I, Física II)