Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia

O ensino e a investigação na área de Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia (FMCNT) são desenvolvidos no Departamento de Física do IST por um grupo de físicos teóricos e experimentalistas que trabalham em conjunto com o objectivo comum de compreensão das leis e propriedades físicas fundamentais da matéria no estado condensado.

Em Física da Materia Condensada estudam-se as propriedades macroscópicas e microscópicas da matéria em fases condensadas e em Nanotecnologia aborda-se a matéria à escala atómica. Os estados físicos da matéria condensada mais comuns são o estado sólido e o estado líquido que resultam das interacções electromagnéticas entre os átomos e as moléculas. Todos os seres vivos e a quase totalidade do mundo físico com o qual interagimos no dia a dia está numa fase condensada, com as notáveis exceções das radiações e dos gases.

Novos tópicos de investigação e desenvolvimento têm atraído cada vez mais investigadores e engenheiros para esta área. Esses temas vão desde a supercondutividade e topologia, passando pelos fluidos auto-organizados, até aos semicondutores e nano-objectos 1D, 2D e 3D.

Os alunos e jovens investigadores interessados na área da FMCNT encontram no IST um conjunto de unidades curriculares que discutem estes assuntos de forma introdutória ou avançada, com metodologias adequadas para uma formação teórica, experimental ou de engenharia. Estes alunos têm acesso privilegiado a infraestruturas experimentais e a laboratórios de nanotecnologia do IST e Unidades de Investigação Associadas. Aí estão disponíveis, entre outros, equipamentos e técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, Microscopia de Força Atómica, Câmara-Limpa, e técnicas de caracterização em nanotecnologia. Esta proximidade com laboratórios e técnicas experimentais de ponta é essencial para uma sólida formação competitiva a nível internacional com promoção da transferência de conhecimento entre a ciência fundamental e a tecnologia, refletindo-se na elevada empregabilidade dos nossos graduados em áreas de FMCNT a nível mundial.

Unidades de Investigação:

INESC-MN

Center of Physics and Engineering of Advanced Materials (CEFEMA)

Contacto:
infofmcn[at]fisica.tecnico.ulisboa.pt

A página da área, com informação detalhada, encontra-se aqui.