Uma equipe que inclui investigadores do DF propôs uma nova forma de estudar materiais magnéticos exóticos 2D

Publicado em 21 de Fevereiro de 2023 às 17:25

Num artigo recentemente intitulado “Magnon Interference Tunneling Spectroscopy as a Probe of 2D Magnetism” publicado na revista Physical Review Letters, uma equipe conjunta do Técnico, do Instituto Max Planck de Física de Sistemas Complexos e do Instituto Indiano de Tecnologia de Kharagpur propôs uma nova abordagem para estudar as propriedades de magnetos quânticos bidimensionais, que são notoriamente difíceis de investigar.

As excitações em materiais magneticamente ordenados são chamadas magnões. Estas excitações são os equivalentes quânticos de ondas magnéticas que se propagam no material. Uma das mais recentes e empolgantes descobertas na magnetismo é a fabricação de magnetos 2D em substratos não magnéticos, abrindo a possibilidade de explorar e projetar novos fenómenos coletivos exóticos. No entanto, existe uma notável falta de técnicas experimentais para investigar magnões nesses dispositivos. Por outro lado, a microscopia de efeito de tunel (STM) é uma técnica estabelecida e amplamente disponível para investigar propriedades locais de carga e spin. No entanto, não havia maneira de estudar as relações de dispersão do magnões com esse método.

A equipe de investigadores mostrou que a realização de STM na presença de impurezas magnéticas pode ser usada para reconstruir informação sobre as relações de dispersão de magnões nesses materiais. Os investigadores também sugeriram que essa abordagem poderia ser usada para estudar as propriedades topológicas não triviais de certos magnetos 2D que são notoriamente difíceis de observar.

Essa investigação proporciona um acesso sem precedentes ao estudo de magnetos 2D, abrindo caminho para uma nova era de exploração experimental. Isso pode revolucionar o design de futuros materiais magnéticos, catalisando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que aproveitem as suas propriedades.

Referência:

Magnon Interference Tunneling Spectroscopy as a Probe of 2D Magnetism
Asimpunya Mitra, Alberto Corticelli, Pedro Ribeiro, and Paul A. McClarty
Phys. Rev. Lett. 130, 066701 (2023)