Medalhas Olímpicas para Portugal e o DF

Publicado em 6 de Dezembro de 2021 às 18:44

Excelente prestação da equipa Portuguesa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que arrecadou três medalhas de prata e uma medalha de bronze.


As medalhas de prata foram conquistadas por Leonardo Tavares, por Filipe Santos e por Leonor Roque. A medalha de bronze foi conquistada por Vasco Castro. O Filipe e a Leonor são ambos alunos da Licenciatura em Física (LEFT). Parabéns a todos.

As Olimpíadas Ibero-Americanas de Física foram organizadas pelo Brasil entre 27 de novembro e 4 de dezembro de 2021, mas devido à situação de pandemia, a delegação portuguesa reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico.


Os alunos tiveram de prestar provas teóricas desafiantes sobre eletromagnetismo, relatividade e mecânica, assim como analisar um simulador de magnetização de materiais ferromagnéticos e paramagnéticos.


Estas medalhas são o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes durante o ano letivo anterior, onde foram preparados remotamente por docentes da Universidade de Coimbra. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.


As Olimpíadas Ibero-Americanas de Física envolveu a participação de 61 estudantes de 17 países. As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

Olimpiadas alunos