O DF brilha nas Olimpíadas de Astronomia

Publicado em 22 de Novembro de 2021 às 14:49

Terminou no passado Domingo dia 21 de Novembro, a 14ª Edição das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA), onde a equipa Portuguesa obteve a melhor prestação de sempre - duas medalhas de Bronze. Uma das medalhas foi ganha pelo aluno de Engenharia Física Tecnológica Gabriel Almeida que, juntamente com Jorge Costa do Colégio de Santa Doroteia em Lisboa, contribuiram para a melhor prestação de sempre do país.

Os alunos da equipa portuguesa foram seleccionados entre 61 estudantes do ensino secundário que participaram nas olimpíadas de astronomia nacionais, anualmente organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). A preparação dos alunos para as provas fez-se ao longo de vários meses com a contribuição de alguns membros do CENTRA (Center for Astrophysics and Gravitation) e docentes do departamento de Física do IST.

A competição internacional, organizada de forma híbrida em Bogotá na Colômbia, de 13 a 21 de Novembro, contou com a participação de 298 estudantes de 47 países. A equipa Portuguesa realizou as provas remotamente no Instituto Superior Técnico contando com o apoio logístico do Núcleo de Física (NFIST).

premios concurso NFIST