Doutoramentos em Física e Engenharia Física

Doutoramento em Física

O doutoramento em Física tem como objetivo proporcionar uma especialização e um aprofundamento significativo do conhecimento em vários ramos da física. Os estudantes irão desenvolver investigação avançada em áreas como astrofísica e gravitação, física da matéria condensada, nanotecnologias, física das partículas, física nuclear, física dos plasmas, lasers fusão nuclear, entre outras.

Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica

O doutoramento em Engenharia Física Tecnológica visa proporcionar uma especialização e um aprofundamento do conhecimento em física aplicada e em tópicos de engenharia e tecnologia relacionados com a física. Os estudantes irão desenvolver investigação avançada aplicando conceitos, modelos, ferramentas e metodologias da física para criar tecnologias inovadoras ou solucionar problemas de engenharia específicos.

Plano Curricular

Em ambos os programas, o plano curricular é definido de acordo com a natureza do trabalho a desenvolver, sendo fortemente orientado para o avanço dos aspetos fundamentais mais recentes da física ou na engenharia na respetiva área de investigação. Frequentemente, inclui pelo menos um semestre de investigação no estrangeiro. Em colaborações empresariais, os alunos desenvolvem pelo menos um ano de trabalho nos parceiros não-académicos.

Ambiente de Investigação

Os estudantes de doutoramento podem explorar diferentes temas específicos, expandir os seus conhecimentos e encontrar os seus interesses de investigação nos centros de investigação associados do Instituto Superior Técnico. Trabalham com redes internacionais, colocando-os na vanguarda das descobertas científicas do século XXI. Colaboram com os seus orientadores em projetos de investigação de alto nível para desenvolverem as suas teses.

Em teses de física aplicada, estão frequentemente envolvidos parceiros e empresas nacionais ou internacionais, garantindo acesso a laboratórios e instalações experimentais e computacionais de última geração. Este ambiente de Investigação e Desenvolvimento aplicados é crucial para a formação de investigadores completos e altamente qualificados, bem como para a formação de quadros avançados nas empresas. A realização de doutoramentos deste tipo beneficia de linhas próprias de financiamento.

Doutoramento Integrado

Os alunos com média igual ou superior a dezassete valores, e que estejam a concluir a licenciatura ou frequentem o primeiro ano do Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, podem candidatar-se ao doutoramento integrado. Este plano permite completar o Mestrado e o Doutoramento em apenas 5 anos, promovendo uma integração e coerência entre os dois ciclos de estudo.

Durante o primeiro ano do doutoramento integrado, o estudante completa 60 ECTS de unidades curriculares de Mestrado, seguindo as regras do MEFT. No segundo ano, realiza unidades curriculares de doutoramento e prepara a defesa pública da sua dissertação original de mestrado, que pode servir como proposta para a tese de doutoramento, apresentada no início do terceiro ano. A partir deste momento, todo o tempo do aluno é dedicado exclusivamente ao trabalho original de investigação.

Para mais informações sobre estes programas, entre em contato com o coordenador do programa doutoral.