Seminário
Apples-to-apples comparisons between simulations and observations from UV to mm wavelengths
Maarten Baes
Simulações de hidrodinâmica cosmológica são uma ferramenta poderosa no estudo da formação e evolução de galáxias. Para calibrar essas simulações e fazer previsões quantitativas, é necessária uma comparação exata com os dados observacionais.
Isto não é trivial: simulações hidrodinâmicas geram propriedades intrínsecas, como massas estelares e SFRs, que não são diretamente comparáveis às propriedades medidas das galáxias observadas. Desenvolvemos a ferramenta de modelagem direta SKIRT para gerar imagens sintéticas realistas, SEDs e espectros para galáxias a partir de simulações de hidrodinâmica cosmológica.
As observações simuladas levam em conta as diferentes populações estelares, os efeitos perturbadores do ISM empoeirado e a geometria 3D das galáxias, e podem ser imediatamente comparadas com dados observacionais. Apresentarei os resultados mais recentes sobre a comparação de dados sintéticos de diferentes simulações cosmológicas (EAGLE, TNG, Auriga, ARTEMIS…) com dados observacionais de comprimentos de onda UV a mm.
Os tópicos a serem discutidos incluem a distribuição de energia espectral cósmica, funções de luminosidade multibanda, relações de escala de galáxias e índices de morfologia de galáxias para diferentes simulações cosmológicas. Também discutirei brevemente outras possibilidades e aplicações do código SKIRT, como transferência radiativa de raios X, transferência radiativa Lyman-alfa e transferência radiativa de linha não LTE.