Tese Mestrado
B Physics Anomalies from Dark Matter
Tomás Costa Lopes
Resumo:
Neste trabalho estudamos uma extensão do Modelo Padrão ao comparar dois modelos que explicam a origem de indícios de violação de universalidade de sabor dos leptões para o decaimento b sl+l-, o momento anómalo do muão e o problema da matéria escura (ME).
O decaimento do quark e a anomalía do muão são explicados através de diagramas com loops onde participam os candidatos a ME. Para além dos campos do Modelo Padrão, os modelos têm um campo fermiónico sem cor, um campo escalar sem cor e um com cor. Num dos modelos, o fermião é um dubleto de e os escalares são singletos de enquanto no outro modelo o fermião é um singleto de e os escalares são dubletos de .
Após estudarmos a fenomenologia de sabor e matéria escura dos modelos, fizemos um scan de forma a encontrar o espaço de parâmetros dos modelos que explica os três fenómenos de nova física simultaneamente. Concluímos que ambos os modelos conseguem explicar não só todos os problemas mencionados anteriormente mas também outros problemas de sabor e ME.
Contudo, existem diferenças cruciais na forma como as restrições na ME afetam os dois modelos, resultando numa diferença considerável nos valores permitidos para a massa de ME.