Tese Mestrado

Energy Communities Managed by Municipalities: Case Study in Castelo Branco

João Francisco Pires Nunes Serra Patrício

Segunda-feira, 27 de Novembro 2023 das 14:00 às 16:00
Este evento já terminou.
Sala de Formação Avançada do DF (Sala 2-8.11 - 2º Piso do Pavilhão de Física)

Resumo

Os previsíveis efeitos drásticos das alterações climáticas no planeta impelem à mobilização de esforços e criação de compromissos que possam levar à concretização de uma célere e eficaz transição energética. Esta estará, inegavelmente, ligada a alterações nos padrões de consumo e geração de eletricidade e, invariavelmente, alicerçada na aposta em fontes de energia renováveis. Neste sentido, as comunidades de energia assumem-se como uma ferramenta útil ao serviço do cumprimento de metas ambientais, enquanto permitem a gestão autónoma e descentralizada de energia, com potenciais benefícios económicos para os seus participantes.

Neste trabalho, é avaliada a possibilidade de criação de uma comunidade de energia composta por edifícios públicos e residenciais, que poderá beneficiar de intervenção do Município. São estudados os perfis de consumos elétricos, as condições de geração de energia através de painéis fotovoltaicos em diferentes cenários e a utilização de sistemas de armazenamento. Por fim, são criados vários cenários de mercados locais de energia, testando modelos de agregação e transações peer-to-peer.

Os resultados sugerem que modelos de transação peer-to-peer apresentam benefícios para os participantes, embora a presença de um agregador não seja universalmente vantajosa. Deste modo, um conjunto de participantes poderá operar gerido por um agregador, eventualmente designado pelo Município, enquanto os restantes conservam maior autonomia. Além disso, a comunidade de energia proposta promove consideráveis níveis de auto-consumo e auto-suficiência, ao mesmo tempo que presta um contributo relevante para a redução de emissões de gases com efeito de estufa.