Tese Mestrado
Extinction curves of type Ia supernovae from the Dark Energy Survey
João Francisco de Jesus Pinto Gonçalves
Online
Resumo
Propomo-nos a analisar os parâmetros de poeira em supernovas do tipo Ia a partir de um conjunto de dados de 207 supernovas recolhidos pelo Dark Energy Survey (DES).
Propomo-nos a criar uma metodologia de ajuste realizando primeiro testes com curvas de luz de supernovas simuladas.
Fazemos ajustes às curvas de luz dos dados do DES, recolhendo valores de sBV (stretch de cor), Bmax (magnitude na banda B no máximo), Tmax tempo de máximo na banda B, E(B-V) e Rv de cada uma das supernovas da base de dados. Descobrimos que Rv é um parâmetro difícil de constrangir com uso exclusivo de ajustes de dados.
Encontramos uma relação exponencial entre o Rv e o E(B-V) semelhante a relações encontradas na literatura, embora não consigamos quantificá-la satisfatoriamente nos nossos dados com um ajuste linear nem com com um ajuste exponencial.
Descobrimos que o Rv mediano dos nossos dados está abaixo do Rv mediano da Via Láctea e que a distribuição de Av dos nossos dados segue uma exponencial, novamente em concordância com estudos anteriores.
Comparamos os parâmetros de poeira das supernovas no nosso conjunto de dados com os parâmetros das suas galáxias de origem.
Encontramos evidências para a existência de múltiplas populações de Rv dentro do nosso conjunto de dados através de análise de distribuições cumulativas. Os nossos resultados são consistentes com previsões de variações de leis de extinção com a quantidade de extinção, massa da galáxia de origem, redshift e stretch.
Tentamos estimar Rv através de análise de populações