Tese Mestrado
Geometrical aspects of jet quenching in small systems
Francisco Alves Barreiro
Resumo
O início da nova fase de operação do LHC (Run 3), e consequente anúncio da futura realização das primeiras colisões de núcleos leves, marca o princípio de uma nova era na história da Física de Partículas, a qual exige aprofundar os estudos sobre colisões de sistemas pequenos. Contudo, esta tarefa não é fácil, pois atualmente os geradores de eventos Monte Carlo usados para explorar a fenomenologia do jet quenching falham no tratamento dos aspetos geométricos de jet quenching em sistemas pequenos.
Daqui surge o primeiro objetivo desta tese: modificar o código do gerador de eventos Monte Carlo, JEWEL, de forma a melhorar a sua performance no tratamento de sistemas pequenos. Tal foi conseguido, essencialmente, através da alteração do modelo implementado em JEWEL para descrever a geometria da colisão inicial, o modelo Ótico de Glauber (MOG), substituindo-o pelo modelo Monte Carlo de Glauber (MMCG).
Verificou-se que as principais diferenças entre os dois códigos ocorrem em colisões de núcleos leves e/ou em colisões periféricas, dado que o MOG, para além de não ser válido para núcleos leves, ignora a existência de flutuações na geometria da colisão inicial.
Por fim, usando este novo gerador de eventos, realizou-se uma análise comparativa do jet quenching em sistemas de geometria diferente, mas tamanho igual, concluindo-se que, no que diz respeito à perda de energia por jet quenching, o Fator de Modificação Nuclear, , é sensível à geometria do meio.