Tese Mestrado
Higgs Production at the LHC with Colored Scalars from Dark Sector Models
Daniel Sava Teodor Neacsu
Motivados pelas discrepâncias em observáveis relacionados com o decaimento do mesão-B entre outros resultados conhecidos como Lepton Flavour Universality, foram propostas uma classe de modelos que resolvem o problema pela adição de novos campos um dos quais é um candidato a matéria escura. Os novos campos geram diagramas com partículas de matéria escura ao nível quântico que resolvem a discrepância entre o valor medido do g-2 do muão e o cálculo teórico do Modelo Padrão (MP).
Esta solução é acompanhada por um número de escalares com cor que interagem com o bosão de Higgs do MP. Neste projeto, calculamos as contribuições de primeira ordem para a secção eficaz de um Higgs e dois Higgs padrão, no Large Hadron Collider (LHC) com uma energia do centro de massa de 14 TeV. Os cálculos analíticos são implementando em dois programas relacionados com a produção de Higgs, HIGLU e HPAIR.
Tomando em conta as buscas por escalares com cor no LHC apenas consideramos massas pesadas. Em particular, exploramos massas no intervalo entre 0.8 TeV e 5.0 TeV. Os resultados são usados, em conjunto com os limites experimentais atuais mais relevantes, para restringir o espaço de parâmetros das massas dos escalares e dos seus acoplamentos ao bosão de Higgs. Consideramos também os limites projetados em futuras experiências, tais como o projecto do LHC de alta-luminosidade (HL-LHC).