Tese Mestrado

Information Diffusion on Dynamic Networks

Henrique João Machado Borges

Quinta-feira, 7 de Dezembro 2023 das 16:00 às 18:00
Este evento já terminou.
Online

Nos últimos anos, a comunidade científica tem vindo a acumular provas conclusivas do aumento da polarização.Este crescimento não só implica que diferentes grupos não consigam chegar a um consenso sobre questões fundamentais, como também se materializa em redes sociais mais modulares - estruturas formadas por comunidades fracamente ligadas - que exacerbam os riscos de polarização, mesmo em tópicos menos divisivos. Para abordar esta questão, trabalhos anteriores priorizaram a identificação dos mecanismos subjacentes responsáveis pela polarização social, tanto na composição das opiniões como no que respeita à organização estrutural das comunidades.

No entanto, que impacto tem a co-evolução de um processo de difusão de informação e da estrutura da rede em populações que já se encontram estruturalmente polarizadas? Será que amplifica ou atenua o grau de polarização estrutural numa comunidade? Neste trabalho, é utilizado um modelo co-evolutivo de difusão de informação para compreender o impacto que as preferências individuais de religação têm nas estruturas modulares e em que condições esta dinâmica de adaptação da rede pode levar a estrutura social a atingir um consenso.

Demonstra-se que os indivíduos com preferências de religação homofílicas promovem o consenso para uma informação simples, ao passo que os indivíduos com preferências de religação heterofílicas são mais eficientes na criação de pontes entre populações no caso de uma informação complexa.Estes resultados sugerem que, em redes sociais polarizadas, uma combinação de indivíduos com diferentes preferências de religação parece ser essencial para atenuar a polarização social.