Tese Mestrado
Looking for coherence effects in the Quark-Gluon Plasma
João Diogo Mesquita Lopes
Resumo
O observável jet pull fornece informação relativamente ao fluxo de cor estabelecido entre dois jatos inter-conectados, adicionalmente à habitualmente obtida através do momento e do tamanho dos jatos. Apesar das correlações de cor já terem sido estudadas anteriormente, propomo-nos desenvolver uma nova abordagem: aplicar o vetor jet pull em coerência intra-jato. Para tal, estudamos simulações de eventos protão-protão a energias de centro de massa semelhantes às do Large Hadron Collider: √s=5 TeV e √s=13 TeV.
Nestes eventos definimos singletos e octetos de cor, através do duplo decaimento fraco de bosões e de eventos QCD, respetivamente. Definimos o observável pull angle num sistema di-jato formado através de técnicas de reconstrução anti-kT de jatos e de substrutura de jatos. O objetivo consiste em testar se os sinais relacionados com coerência de cor se mantém em ambiente de colisões de iões pesados.
Ainda exploramos o decaimento do gluão num par c¯c, através de mesões D. Finalmente, adicionamos um background térmico aos três sistemas, tendo este características semelhantes às do background de uma colisão Pb-Pb a √s=5.02 TeV. O background provoca alterações significativas ao comportamento do singleto e do octeto c¯c.
Dessa forma, aplicamos uma subtração de background ao nível dos constituintes, semelhante à utilizada nas experiências. Isto permite obter novamente a assinatura obtida em eventos pp em vácuo, provando que os efeitos de coerência de cor podem ser testados em colisões de iões pesados.