Tese Mestrado

Magnetoresistive devices for industrial applications: improvement of thermal robustness

Patrícia Benedita do Amaral Curado

Terça-feira, 26 de Novembro 2024 das 11:00 às 13:00
Este evento já terminou.
Sala de Seminários do DF, Pavilhão de Física, 2º piso

Este estudo optimiza as junções magnéticas de efeito túnel para aplicações industriais que requerem uma elevada estabilidade térmica e uma resposta linear. Concentrando-nos em antiferromagnetos sintéticos (SAFs) com MnNi para fixação inferior e MnIr para fixação suave, determinámos que 0.65 nm é a espessura do espaçador não magnético de Ru que maximiza a linearização, evidenciada por \textit{plateaus} mais largos nas medições VSM.

Os sensores TMR fabricados com uma espessura de CoFeB na camada livre de 2,4 nm produziram um rácio TMR com um pico de 35,5%, que, após recozimento cruzado a 330ºC (2h) e 165ºC (1h) e arrefecimento num campo magnético de 1 T, apresentou 64,5% TMR à temperatura ambiente, diminuindo gradualmente para 47% a 150ºC.

No entanto, a linearidade foi perdida a 175ºC, uma vez que as curvas VSM se assemelhavam a amostras recozidas a 180ºC, ambas superiores à segunda temperatura de recozimento. Uma exploração da integração dos sensores numa ponte de Wheatstone mostrou uma sensibilidade melhorada em [mV/V]/Oe com uma saída bipolar de -V a +V, confirmando o potencial das SAFs à base de MnNi para aplicações de deteção estáveis e de elevado desempenho sob stress térmico.