Tese Mestrado

Monte Carlo simulations of ion channelling spectra to study implantation damage in GaN with different surface orientations

Luís Filipe Dias Vítor Martins

Segunda-feira, 4 de Dezembro 2023 das 15:00 às 17:00
Este evento já terminou.
Online

Implantação iónica permite dopagem de GaN em concentrações elevadas para fabrico de dispositivos com base em GaN pre-depositado, mas cria defeitos. Espectrometria de Retrodispersão de Rutherford com Canalização (RBS/C) permite o estudo destes defeitos, mas isto é dificultado pela diversidade destes.

Simulações Monte Carlo (McChasy) e Aproximação de Dois Feixes (TBA) foram comparadas em análise de espectros de RBS/C de c-, m- e a-GaN implantado com Ar. Os perfis obtidos foram comparados com imagens de Microscopia eletrónica de Transmissão (TEM) e contextualizados com o modelo de Hecking.

RBS/C mostra perfis de Átomos Aleatoriamente Dispersos (RDA) relativamente semelhantes para c- e m-GaN, com a-GaN apresentanto muito menos danos. Estas curvas mostram crescimento até saturar para fluências de Ar entre 1015 e 1016 at/cm2, seguido de crescimento de defeitos atribuído a amorfização. Os modelos obtiveram perfis semelhantes, com McChasy apresentando valores consistentemente inferiores a baixa (< 250 nm) profundidade e superiores caso contrário. Defeitos extensos foram modelados como loops de deslocações seguindo uma distribuição de vagas, com comportamento semelhante a RDA até aproximadamente 1016 at/cm2, divergindo de saturação para fluências superiores.

Comparando estes resultados com imagens de TEM, os perfis de RDA com fluências de 8x1015 at/cm2 eram semelhantes entre modelos mas ambos subestimam ligeiramente a profundidade dos danos. Defeitos extensos consistem maioritariamente de falhas de empilhamento (tanto basais como prismáticas) para c- e m-GaN, e loops de deslocações para a-GaN. Para fluências de 4x1016 at/cm2, os perfis de danos não coincidiam com experiência devido à presença de bolhas de Ar e amorfização.