Tese Doutoramento
Procura por sinais de nova física escondidos no Grande Colisor de Hadrões
João Fonseca Seabra
O Modelo Padrão (MP) da Física de Partículas é atualmente a melhor teoria para descrever a Natureza à escala subatómica. No entanto, apesar da sua notável concordância com os dados recolhidos até agora nos colisores, o SM deixa vários fenómenos por explicar.
Têm sido efectuadas buscas de nova física no Grande Colisor de Hádrons (LHC) na tentativa de identificar uma versão mais completa do SM, mas esses esforços ainda não produziram o resultado desejado. Não podemos descartar a possibilidade de que as buscas de nova física sejam sinais perdidos cujas assinaturas experimentais são mais elusivas do que o esperado.
Assim, nesta tese, estudamos sinais de nova física que podem estar escondidos nos dados do LHC, bem como extensões do SM onde esses sinais são previstos. Em particular, abordamos a produção de multibossões a partir de uma ressonância Z ′ pesada no quadro de um modelo de dupleto de dois-Higgs U(1)′ alargado próximo do mínimo (UN2HDM).
Pequenos excessos em torno de 95 GeV observados em muitas pesquisas de um novo escalar em três canais de decaimento diferentes, γγ, τ τ e bb, motivam uma nova análise dos UN2HDMs. Neste contexto, verificamos quais as anomalias que podem ser explicadas por esses modelos, incluindo cenários em que os excessos num ou dois canais de decaimento acabam por ser flutuações estatísticas.
O segundo objetivo desta tese é desenvolver ferramentas que possam tornar as pesquisas de nova física sensíveis a uma gama mais vasta de sinais, incluindo aqueles com assinaturas experimentais não convencionais. Para este fim, introduzimos o conceito de “Mass Unspeci
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com