Tese Doutoramento

“Search for top squarks in the four-body decay mode with single lepton final states in proton-proton collisions at the Large Hadron Collider

Diogo Carlos Chasqueira de Bastos

Quinta-feira, 13 de Julho 2023 das 14:00 às 16:00
Este evento já terminou.
Online

Resumo:

Nesta tese, é a presentada uma pesquisa para a produção de pares do parceiro supersimétrico mais leve do quark top, o squark top (et 1 ). Esta pesquisa tem como alvo o decaimento em quatro partículas do et 1 , que é preferida quando a diferença de massa entre o squark top e a partícula supersimétrica mais leve é menor que a massa do bosão W.

Este modo de decaimento consiste em um quark bottom, dois outros fermiões e o neutralino mais leve (χe 0 1 ), que é assumido como sendo a partícula supersimétrica mais leve. Os dados correspondem a uma luminosidade integrada de 138 fb−1 de colisões protão-protão com energia de centro de massa de 13 TeV coletados pela experiência CMS no LHC do CERN. Os eventos são selecionados usando a presença de um jato de alta energia, um eletrão ou muão com baixo momento transverso e um momento transversal em falta significativo.

O sinal é selecionado com base em uma abordagem multivariada que é otimizada para a diferença entre m(et 1 ) e m(χe 0 1 ). A contribuição dos principais processos de fundo é estimada a partir dos dados. Nenhum excesso significativo é observado acima da expectativa dos processos do modelo padrão. Os resultados desta pesquisa excluem top squarks com 95% de nível de confiança para massas até 480 e 700 GeV para m(et 1 ) − m(χe 0 1 ) = 10 e 80 GeV, respetivamente.