Tese Mestrado

Searching for axions in α-Ori

Clara Rita Alves Severino

Terça-feira, 6 de Dezembro 2022 das 15:00 às 17:00
Este evento já terminou.
Sala V1.05, Pavilhão de Civil, Piso 1, Campus da Alameda

Axiões são partículas hipotéticas que surgiram como solução para o problema de CP da CDQ, porém o seu potencial como partículas de matéria escura logo foi descoberto. Uma das possíveis formas de produção destas partículas é através do acoplamento com fotões sob a influência de campos eletromagnéticos intensos, tais como os que existem no núcleo das estrelas.

Neste trabalho, exploramos este canal de perda de energia em estrelas massivas, nas quais é esperado um efeito mais significativo. Mais especificamente, calibramos a supergigante vermelha ɑ-Orionis, tendo em conta diferentes valores da constante que rege o acoplamento acima mencionado, com o objetivo de estabelecer um limite superior na mesma, tendo por base os efeitos desta interação na estrutura e evolução da estrela.

Com base nesta análise, concluímos que a adição de perdas de energia associadas aos axiões dá origem a perfis distintos daqueles que não incluem matéria escura, especialmente nas regiões mais centrais, para as quais ondas de gravidade internas -- possivelmente detetadas no futuro -- devem configurar um bom diagnóstico. Finalmente, estabelecemos um limite superior na constante de acoplamento de a partir do qual não encontramos modelos capazes de reproduzir as características da Betelgeuse.