Tese Mestrado
Sensitivity of jet sub-structure observables to jet quenching in collisions of light nuclei
Manuel Gonçalo Oliveira Mariano
Através das colisões de iões pesados, tal como PbPb, é possível produzir o plasma de Quarks e Gluões (QGP) em aceleradores de partículas, como é o caso do Large Hadron Colider (LHC). A partir do fenómeno de jet quenching, em que partões muito energéticos formados em simultâneo com o plasma interagem com este, dando origem a jets de hadrões que são modificados relativamente às colisões em que tal meio não é criado (i.e colisões pp), é possível estudar as propriedades do QGP.
Como tal, é crucial a existência de simuladores de Monte Carlo, como o JEWEL, que permitam explorar a fenomenologia de jet quenching. Contudo, o JEWEL não está idealizado para lidar com colisões não centrais e/ou entre núcleos mais leves. Estas últimas, embora estejam associadas com a produção de menos QGP, abrem portas para o estudo de processos mais raros e permitem mais precisão na medição de certos observáveis de jets. Inclusivamente, colisões OO vão ser realizadas no LHC durante a run 3.
Este trabalho tentou otimizar o funcionamento do JEWEL para o limite da colisão de núcleos leves e/ou periféricas, substituindo o modelo de inicialização do meio, baseado na aproximação ótica, por um mais realista e adequado a este limite, baseado no modelo de Glauber Monte Carlo.
Posteriormente, foi realizado um estudo intensivo de comparação entre estes dois modelos, onde se pode concluir que o tratamento mais realista conduz a diferenças substanciais no evento médio e nos valores obtidos para observáveis. Finalmente, utilizou-se o modelo construído para estudar variáveis de sub-estrutura de jets, em colisões de núcleos leves.