Tese Mestrado
The diffusion of information in social media – How much complexity do we need?
Pedro Henrique Duarte
Com o advento da era das redes sociais, a quantidade de conteúdo disponível aumentou radicalmente. A informação tem de competir pelo nosso tempo e nós escolhemos o que preferimos - a difusão da informação é, portanto, ditada pela economia da atenção. Como resultado, enquanto que alguns pedaços de informação são amplamente partilhados, a maioria deles não é partilhado de todo.
A causa desta distribuição é frequentemente atribuída ao fenómeno de Preferential Attachment (ligação preferencial), no qual cada novo vértice adicionado à rede tem uma probabilidade maior de estabelecer uma ligação com um vértice já bem ligado. O resultado final é uma distribuição do tipo Power Law: alguns vértices têm muitas ligações, mas a maioria deles tem um valor muito baixo. A distribuição observada dos tamanhos de cascata pode surgir desta estrutura subjacente da rede.
No entanto, a popularidade de um determinado pedaço de informação também pode desempenhar um papel importante. Chamamos a esta característica, "fitness". Com o nosso trabalho, pretendemos determinar o que descreve melhor a difusão de informação: se o fitness, a rede ou uma combinação de ambos. Para o fazermos, vamos usar dados do Twitter, uma rede social. O Twitter permite estudar o problema de um modo quantitativo, essencial para o estudo da difusão de informação no mundo real.