CoG: Um Novo Centro de Excelência dirigido pelo Prof. Vitor Cardoso

Publicado em 4 de Outubro de 2024 às 15:07

O Instituto Niels Bohr vai acolher um novo Centro de Excelência do DNRF, o Centro de Gravidade (CoG), dirigido por Vitor Cardoso.

O CoG reunirá investigação de ponta em observações de buracos negros e na teoria formal e aspectos quânticos da gravidade, completando as visões de Bohr e Einstein para a interação gravitacional. A investigação abrangerá desde a análise de dados até disciplinas teóricas no âmbito da astrofísica e da física de altas energias, conduzindo a física das ondas gravitacionais a um futuro empolgante. “Estou muito orgulhoso e feliz por poder continuar a nossa investigação no domínio da física gravitacional com esta bolsa do DNRF. Isto não teria sido possível sem o trabalho e a dedicação da minha atual equipa e dos meus co-PIs, e sem toda a ciência que já foi feita com o nosso atual financiamento. Sinceramente, é com grande prazer que conduzo os esforços da Dinamarca no domínio da gravidade forte, um domínio com um enorme potencial de descoberta. Estes são, de facto, tempos empolgantes e o centro estará na vanguarda desta jovem e vibrante área de investigação”, afirma o líder do Centro, Vitor Cardoso.

O Centro de Gravidade será dirigido pelo líder do Centro, o Prof. Vitor Cardoso e os seus co-PIs: Emil Bjerrum-Bohr (NBI), Alessandra Buonanno (AEI), Troels Harmark (NBI), Niels Obers (NBI) e Assist. Maarten van de Meent (NBI/AEI). Os pacotes de investigação do centro CoG centrar-se-ão nas seguintes áreas de investigação:

1- Movimento no espaço-tempo curvo
2- Espectroscopia de buracos negros
3- Efeitos quânticos para buracos negros e gravidade
4- Ferramentas de precisão para compreender ambientes
5- Modelos e novas ferramentas de análise de dados

Um Centro de Excelência é um centro financiado pela Fundação Nacional de Investigação Dinamarquesa (DNRF) por um período de 6 anos com a possibilidade de uma extensão de 4 anos. Nos próximos meses, a NBI entrará em negociações contratuais com a DNRF para o primeiro período de 6 anos.

Mais informações aqui.