O DF dá as boas-vindas aos novos membros

Publicado em 19 de Agosto de 2021 às 17:40

O Departamento de Física acabou de ficar maior e melhor, acolhendo os novos membros em carreira de docência e investigação. A cerimónia teve lugar virtualmente, mas com direito a um copo de champagne celebratório real. Os novos colegas do nosso Departamento são:

O David Hilditch, um relativista interessado em aspectos matemáticos e numéricos da gravitação. Neste momento está particularmente entusiasmado com espaços-tempo prestes a formarem buracos negros, e com a inclusão de `null-infinity' no domínio computacional. O David frequentou a Universidade de Warwick, e fez o doutoramento na Universidade de Southampton sob supervisão do Prof. Carsten Gundlach. Depois de vários e bons anos como investigador de pós-doutoramento na Universidade de Jena com o Prof. Bernd Bruegmann, ele mudou-se para Lisboa como investigador FCT. O David é também professor adjunto na IUCAA, Pune, India, e supervisiona agora vários alunos de doutoramento e investigadores de todo o mundo.

O David é um cientista entusiasta e aguarda com expectativa a próxima fase da sua carreira como membro da família do DF e do Técnico.

O Jorge Belo frequentou o curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi no Técnico que concluiu o mestrado e doutoramento em Física, em tópicos teóricos de física de plasmas. Desde o doutoramento que exerce investigação no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. É aqui que desenvolveu trabalho para algumas das maiores experiências de fusão nuclear. Ultimamente tem-se dedicado a temas multidisciplinares de ponta em fusão nuclear e tecnologia do futuro.

O Nuno Cruz é um investigador e Engenheiro com mais de 20 anos de experiência no desenho, implementação, integração e comissionamento de sistemas de controlo e aquisição de dados em aparelhos de fusão, sendo parte de várias colaborações internacionais. O Nuno Cruz fez a licenciatura em Engenharia Física na Universidade de Coimbra e o mestrado no Técnico. O Nuno fez o doutoramento numa colaboração entre o Técnico e a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, um dos principais centros de enenharia e tecnologia do mundo.

O Nuno tem uma vasta experiência de comunicação, de trabalho em equipas internacionais e de desenvolvimento da modelização de sistemas físicos extremamente complexos. O Nuno aguarda com entusiasmo esta nova fase como membro do Departamento de Física do Técnico.

O António Figueiredo é físico de plasmas, interessado em fusão nuclear. Ultimamente tem-se dedicado a explorer a interacção entre iões energéticos e os modos Alfvén em plasmas de alta temperature típicos de aparelhos tokamak. Depois de um doutoramento no Técnico, o António aceitou uma posição de Professor Auxiliar na Universidade Atlântica, onde viveu um período imensamente preenchido e rico em ensino. O António regressou depois ao Técnico como Investigador Auxiliar do IPFN. Agora, como membro do Departamento de Física, o António está motivado para encontrar e ultrapassar novos desafios, e sobretudo para expandir a sua carreira de investigador e educador.

O Fernando Nabais trabalha em física de partículas energéticas. O Fernando completou a licenciatura e Mestrado no Técnico, e desde então está envolvido na ciência do JET tokamak (a maior experiência de fusão nuclear do mundo), tema que desenvolveu também no seu doutoramento. Mais recentemente, interessou-se também pela ciência do AUG tokamak, mas sobretudo pela supervisão de alunos de Mestrado e doutoramento. O Fernando tem estado sempre ligado ao Técnico, mas esta é uma nova fase que encara com alegria e entusiasmo como novo membro do DF, para dar um contributo à ciência e educação e para deixar um legado científico.

O Vladislav Plyusnin é um investigador focado na fusão em Tokamaks e Stellarators, na física de electrões “runaway” em tokamaks, bem como em instabilidades de plasmas, e em geral tem toda a física rica e complexa de plasmas. O Vladislav está empolgado para começar a nova carreira como membro do DF.

Na foto acima, da esquerda para a direita e de cima para baixo temos o David Hilditch, o Fernando Nabais, o Nuno Cruz, o António Figueiredo, o Jorge Belo e o Vladislav Plyusnin. Bem-vindos a todos.

docentes novos contratações