DF lidera projecto do European Innovation Council

Publicado em 3 de Dezembro de 2021 às 16:12

O projecto NanoXCAN, coordenado por uma equipa do DF/IPFN, é um dos seleccionados no âmbito do programa Pathfinder Open do European Innovation Council (EIC). A equipa do NanoXCAN vai desenvolver um microscópio de raios X para produzir imagens de vírus à escala dos nanómetros. O financiamento de €4 milhões é crucial para se conseguir atingir os objectivos da equipa. Dos 908 projectos propostos, apenas 56 foram financiados, incluindo o NanoXCAN.


A caracterização de estruturas virais e a identificação de proteínas-chave envolvidas em cada passo do cilco de infecção é crucial para se desenvolverem tratamentos. Contudo, produzir imagens de vírus isolados é apenas possível nalguns centros especializados na Europa, apesar de todos os hospitais poderem benefeciar desta capacidade. O projecto NanoXCAN quer criar um microscópio de raios-X de mesa, com um impacto tremendo, destinado a dar a capacidade de criar imagens de vírus, e estudar a sua dinâmica, a toda a comunidade.

“O projecto funde duas inovações recentes: a possibilidade de gerar fontes pequenas e luminosas de raios-X, num processo optimizado com inteligência artificial; e um avanço na técnica de difracção, que permite usar fontes de raios-X convencionais – em oposição às fontes coerentes das grandes infra
estruturas”, explica Marta Fajardo, professora do DF/Técnico, investigadora no IPFN e coordenadora do projecto.


Segundo a professora, a escolha desta projecto pelo European Innovation Council representa “um reconhecimento importantíssimo, e uma enorme responsabilidade”. “É também uma oportunidade única para o Técnico, que vai receber uma parte significativa do financiamento, possibilitando um passo em frente em termos de capacidade experimental”.

DF projecto investigação