Luísa Carvalho distinguida com o Prémio de Tese ATLAS
Publicado em 25 de Fevereiro de 2025 às 11:31

Luísa Carvalho, antiga aluna do doutoramento em Física do DF, foi distinguida com um dos prestigiados ATLAS Thesis Awards em reconhecimento das suas contribuições excepcionais para a Colaboração ATLAS no CERN durante o seu doutoramento.
O seu trabalho centrou-se na exploração de novas fontes de violação de CP nas interações do bosão de Higgs com os quarks top, como uma possível forma de compreender a assimetria matéria-antimatéria do Universo. Adicionalmente, desempenhou um papel fundamental na medição da produção associada de quarks top e charm, um processo de fundo crítico em numerosas análises físicas envolvendo pares de quarks de top.
Para além dos seus principais estudos de física, a Luísa fez contribuições significativas para as operações e melhoramentos da experiência ATLAS, particularmente no sistema de trigger. Foi uma presença dedicada na sala de controlo do ATLAS, servindo como perita durante a tomada de dados, e contribuiu significativamente para os estudos de desempenho dos trigger.
A Colaboração ATLAS reuniu-se na quinta-feira, 20 de fevereiro, para celebrar os seus estudantes de doutoramento mais excepcionais na cerimónia de entrega dos ATLAS Thesis Awards. Desde 2010, estes prémios têm reconhecido anualmente o impacto notável dos estudantes de doutoramento na experiência ATLAS.
O reconhecimento de Luísa Carvalho destaca não só a sua excelência científica, mas também a presença do DF na investigação inovadora do CERN.
Parabéns Luísa!