MOOC Técnico “Transporte em Plasmas” com inscrições abertas a partir de 1 de setembro

Publicado em 1 de Setembro de 2024 às 14:02

O Instituto Superior Técnico lançou um novo curso online na sua plataforma MOOC Técnico, dedicado à área da Física de Plasmas e intitulado "Transporte em Plasmas". Este curso é direcionado para estudantes universitários de 1.º, 2.º ou 3.º ciclos que desejam adquirir ou aprofundar conhecimentos específicos em Física de Plasmas. O plasma, considerado o quarto estado da matéria, resulta da ionização de um gás que origina um meio quase neutro, onde as partículas carregadas apresentam um comportamento coletivo. O curso aborda o transporte de partículas em plasmas através de uma descrição de fluido, derivando as equações gerais do modelo de fluido e aplicando-as tanto a plasmas fracamente ionizados, como os encontrados na ionosfera ou em laboratórios de microeletrónica, quanto a plasmas totalmente ionizados, como os presentes no interior das estrelas ou em máquinas de fusão nuclear.

Este curso é o primeiro de uma série de MOOCs na área de "Física de Plasmas", desenvolvida pela área científica de Física dos Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear do Departamento de Física do Técnico. O acesso ao curso é totalmente gratuito e online, disponível após inscrição, permitindo que cada participante o complete ao seu próprio ritmo. Quem concluir com sucesso as atividades avaliativas poderá obter um certificado, embora sem nota atribuída. Além disso, os materiais do curso, incluindo vídeos em português com legendas, continuarão acessíveis aos inscritos mesmo após o término da edição.

O curso terá início em 9 de setembro de 2024 e encerrará em 8 de novembro de 2024.

Mais informações e inscrições aqui.