Tese Mestrado
Deployment of a microwave cavity experiment using the Framework for Remote Experiments in Education
Pedro Afonso Mendes Rossa
Os laboratórios controlados remotamente, durante a pandemia COVID-19, tiveram progressos significativos. Sendo o conceito deste tipo de laboratórios relativamente antigo, os mesmos até então tinham tido pouca visibilidade. O mundo académico foi forçado a aumentar a oferta de experiências remotas com maior regularidade e mais fiáveis e consistentes, devido a este estímulo externo.
Desde 2000, o Instituto Superior Técnico (IST) fornece várias experiências remotas no seu laboratório remoto e-lab. No entanto, foi necessária a atualização de algum hardware e software, devido à evolução da tecnologia. Assim, para colmatar esta necessidade, foi desenvolvido o ”framework for remote experiments in education” (FREE).
Utilizando um computador ou um dispositivo móvel, ligados a uma rede de Internet pública, é possível ter acesso ao laboratório e-lab através de um browser sem necessidade de instalar qualquer software adicional. Os utilizadores podem realizar inúmeras atividades experimentais e os resultados podem ser descarregados a partir da base de dados da aplicação. Com estes dados, realizando a adequada análise dos mesmos podem-se obter os parâmetros físicos. Também são apresentadas as instruções de como integrar uma nova experiência no FREE. A cavidade eletromagnética foi utilizada como prova de conceito. Incluindo ainda exemplos de conjuntos de dados típicos, que se podem obter, e a análise necessária para determinar a densidade do plasma.