Tese Mestrado
Exploring the role of sheared flows in the L-H transition
Mário António Geraldes Vaz
O trasporte em plasmas toroidalmente confinados é dominado por transporte turbulento, o que resulta em perdas substanciais. Isto é parcialmente mitigado pela operação em modo H, caracterizado por gradientes de densidade acentuados e uma redução no transporte turbulento. Devido ao confinamento melhorado, o modo H é considerado o modo de operação mais favorável para reatores de fusão. Consequentemente, muitos trabalhos têm-se dedicado ao estudo da transição L-H, com foco particular no papel do gradiente de velocidade na supressão de turbulência.
O primeiro objetivo deste trabalho foi avaliar a existência de um valor limiar no gradiente da velocidade perpendicular necessário para aceder ao modo H. Medições de refletometria de Doppler foram analisadas e aproximadas por \textit{splines}, calculanto o gradiente médio da velocidade nas diferentes camadas do plasma. Os resultados indicam que não há nenhum valor consistente nessa quantidade.
O segundo objetivo deste trabalho foi utilizar oscilações entre modo L e H para obter uma melhor resolução radial e temporal, permitindo acompalhar detalhadamente o desenvolvimento da velocidade perpendicular, turbulência e perfil de densidade.
As oscilações foram sinconizadas e a média foi calculada, resultando numa significancia estatística robusta. Os resultados indicam que a redução das flutuações é acompanhada por um aumento do gradiente de densidade, seguido de um aprofundar do poço de velocidade. Estes resultados contrariam a visão tradicional do papel do gradiente de velocidade na supressão de turbulência.