Tese Mestrado

Optimization and Evaluation of Solar Powered Electric Rickshaw

José Carlos Furtado da Veiga

Quinta-feira, 27 de Outubro 2022 das 09:00 às 11:00
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Anfiteatro QA1.3, Piso 1, Torre Sul, Campus da Alameda, IST

Os veículos elétricos são considerados uma opção mais viável no combate da emissão dos gases de efeito de estufa no sector de transporte. No entanto, um dos problemas que impedem a adoção global dos veículos elétricos é a autonomia limitada, o que leva ao fenómeno de “ansiedade de alcance”. A produção fotovoltaica integrada em veículos elétricos é uma possível alternativa para este problema.

Ao incorporar a tecnologia fotovoltaica no teto do veículo, o sistema de baterias do mesmo pode ser carregado durante a condução ou mesmo quando o veículo está em estacionamento. Por outro lado, o emprego desta tecnologia permite subdimensionar as baterias, originando uma poupança directa no investimento capital do veículo e nos custos de operação.

O foco principal desta tese é, pois, otimizar a gestão de energia das baterias dum Riquexó elétrico com base num histórico diário de percursos, quantificando a viabilidade tecno-económica quanto à existência de mercado para estes veículos. Com o sistema proposto, implementado e estudado nesta tese foi possível observar, num dia típico ensolarado em meia estação, um aporte em média dum suplemento de 35% da energia elétrica consumida pelo veículo. A análise económica do sistema proposto previu um Retorno de Investimento (ROI) de 185% ao longo da vida útil do veículo de 6 anos.

Note-se que, devido ao cariz sazonal do veículo em que é esperado um maior consumo em dias de sol devido às suas características turísticas, estas poupanças podem ser levadas praticamente ao limite duma redução similar à capacidade energética das baterias.