Tese Mestrado

Radiosensitizers for Cancer Radiation Therapy

Sofia Fradinho Viegas Martins Cardoso

Quarta-feira, 6 de Dezembro 2023 das 17:30 às 19:00
Este evento já terminou.
Sala P12 Pavilhão de Matemática, Piso 2

A radioterapia é um tipo de tratamento do cancro essencial, cuja eficiência pode ser melhorada com o uso de radiosensibilizadores. Estes compostos são administrados em simultâneo com radiação ionizante, aumentando assim a sensibilidade das células aos efeitos nocivos da radiação. Por essa razão, investigar radiossensibilizadores é fulcral para otimizar o tratamento de cancro.

A presente tese avaliou a capacidade de dois novos compostos, PDS-pz e Re-PDS-pz - ligandos G-quadrúplex (G4) sintetizados no C2TN - de se comportarem como radiossensibilizadores, em células do cancro da próstata (na linha celular PC3). Este possível comportamento foi estudado através de ensaios experimentais biológicos e radiobiológicos e de simulações de Monte Carlo. Os efeitos dos compostos PDS-pz e Re-PDS-pz foram comparados aos do composto comercial e conhecido radiossensibilizador RHPS4. As células analisadas foram irradiadas, em diferentes estudos, com raios gama de cobalto-60 em doses de 0,5 Gy a 6 Gy.

Os ensaios experimentais demonstram aumento da citotoxicidade nas células aquando da administração dos compostos estudados e maior efeito nocivo aquando da atuação simultânea destes com a radiação - o que confirma o comportamento radiosensibilizador do PDS-pz e do Re-PDS-pz. O trabalho computacional foi elaborado com sucesso, que validou o débito de dose de 1 Gy/min, emitido pelo irradiador Precisa-22, e descreveu o comportamento temporal das espécies reativas de oxigénio (ROS) criadas após irradiação.